Dúvidas?

Marketing para fotógrafo - Como lidar com a concorrência

Publicados : 2018-05-16 12:40:46
Categorias: Marketing p/ fotógrafo

Entenda o mercado fotográfico

Num mercado já saturado de fotógrafos, está cada vez mais difícil angariar clientes. Para se destacar já não basta somente ter um bom trabalho. Estudar a concorrência é fundamental. Este, aliás é um dos principais pilares que sustentam o sucesso do fotógrafo. Nada melhor do que estudar o que faz nosso concorrente que faz sucesso com seus trabalhos, o que ele tem a oferecer, e como ele faz isso.

Você passou um orçamento de fotografia e seu potencial cliente fechou com o concorrente. E agora, o que fazer? Comece entendendo os motivos. Investigue, pois o normal seria o cliente fechar o contrato com você e não com ele. Nos dá grande frustração ao empenhar grandes esforços passando um orçamento, caprichando no atendimento, portfólios bonitos, etc, e descobrir que ele fechou com o seu concorrente. Temos a tendência de "deixar para lá", e continuar a vida. E vamos simplesmente buscar outro cliente.

Público alvo

Você pode estar perdendo muito dinheiro, não dando a devida atenção aos detalhes. É necessário entender quem é o seu público alvo, para quem e para qual perfil de cliente você deseja vender seu produto. É noiva que busca pacotes econômicos, ou seriam intermediários. Newborn com álbum pequeno ou algo mais luxuoso.

Igualmente importante é descobrir quais são os fotógrafos que tem o mesmo interesse que o seu, aqueles que buscam exatamente o seu público alvo. Primeiro de tudo analise seu material e suas habilidades, e tente entender para qual público alvo o seu material melhor se enquadra. Não adianta você oferecer um serviço de R$ 2000,00 para um cliente que busca algo super exclusivo na faixa de R$ 10.000,00 ou para outro cliente que busca um "pacotinho" de utilidades fotográficas na faixa de R$ 300,00. Definitivamente não é seu público alvo. Se você perdeu um contrato para um deles, na realidade você não perdeu. Pois jamais seria seu este contrato, pelo simples fato de você estar "oferecendo um GM Prisma para alguém que quer comprar um Camaro e o outro estar em busca de um GM Celta". Tem mercado para todos,

Defina o produto certo para o cliente certo.

Produto certo para o cliente certo Illumine Encadernadora

Defina o seu produto em função de para quem você quer vender. Identifique quem são todos os seus concorrentes diretos, e dê especial atenção aqueles que você perde contratos, para fotógrafos que tem o mesmo público alvo que você. Descubra porque o cliente fechou com ele e não com você. E é bem simples isso. Apenas ligue para o cliente e pergunte, seja objetivo. Fale que você quer melhorar os seus serviços e quer entender o que faltou para este cliente fechar com você. É a melhor forma. Seja cordial e agradecido, e parabenize pela escolha feita. Jamais, NUNCA fale mal do seu concorrente, nem antes nem depois de perder o contrato para ele.

Ofereça um extra nos seus pacotes. Por exemplo num casamento você pode oferecer dois álbuns menores para oferecer para a mães do casal. Obviamente colocando este custo na sua planilha. O valor é pequeno, e pode ser o grande diferencial para você fechar o contrato. Veja esse exemplo de álbum para a mães.

Mãos à obra

Com o máximo de dados possíveis, de preferência com vários casos de clientes perdidos, se prepare para o próximo orçamento. Com toda a argumentação formada, do porque o seu trabalho é melhor, e ainda se necessário, modifique seu pacote fotográfico para ficar mais competitivo diante dos concorrentes, sem perder o foco na rentabilidade. Afinal é isso que nos sustenta. O estudo da concorrência precisa ser feito periodicamente. Eles podem fazer promoções, lançar produtos e serviços novos, e te deixar para traz. Trace como objetivo o aproveitamento máximo dos seus orçamentos, convertendo cada um em venda. Sair da zona de conforto é a melhor solução para qualquer problema a ser resolvido.

Álbuns encadernados profissionais. Catálogo

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