Pular para o conteúdo

Fotolivro X Álbum encadernado

Ambas as modalidades, tanto o fotolivro quanto o álbum encadernado são álbuns de fotos, sendo a diferença entre ambos bem grande.

São destinados a públicos distintos, pois as características são muito próprias.

As principais diferenças estão no papel, opções de acabamento e no modo de fabricação

  • Papel
    1. Fotolivro: papel para gráfica estilo couche impresso frente e verso com gramatura que varia entre 60 a 350g. Concede flexibilide para as folhas estilo uma revista.
    2. Álbum encadernado: papel fotográfico de laboratório, que para impressão frente e verso utiliza-se duplo, com elemento entre as partes para colar e dar rigidez. Após montado fica com gramatura entre 600 a 800g
  • Acabamento do papel
    1. Fotolivro: Verniz
    2. Álbum encadernado: Laminação

O fotolivro tem folhas normalmente mais finas e flexíveis, que exigem mais cuidado para manusear, pois podem ser facilmente dobradas deixando marcas no produto que dificilmente saem.

O álbum encadernado por ter folhas bem grossas e laminadas (película de proteção) deixa o álbum mais pesado com páginas rígidas e resistentes.

Capa

Para o photbook a capa normalmente é flexível ou rígida, confeccionada com cartão rígido e revestido, com tema fotográfico.

O álbum encadernado possui inúmeras possibilidades, pois como é feito de forma artesanal, normalmente as empresas do ramo oferecem capas rígidas em couro ecológico, capa fotográfica, acrílico, madeira, tecido entre outros.

Estojo

Fotolivros, tradicionalmente oferece-se luvas ou caixas, tendo empresas que oferecem à parte outras formas de acabamento.

Álbuns encadernados são comuns para a proteção do álbum oferecer luvas, caixas, estojos com fecho, maletas, e acabamentos mais luxuosos como a madeira e o acrílico.

Prós e contras Álbum encadernado:

  • Prós: 
    1. Uso de papel fotográfico de laboratório, que se bem acondicionado o fabricante garante a integridade das imagens por até 100 anos
    2. Papel duplo com “rech eio” que deixa a página dura e resistente
    3. Resolução de imagem superior
    4. Laminação UV, que vai conceder durabilidade superior a 100 anos, observados os critérios de manipulação e armazenamento.
    5. Utiliza arquivos com extensão JPEG, que é formato universal, possibilitando diagramar na maioria dos programas de edição de imagens, profissionais ou amadores, possibilitando fazer os álbuns em qualquer gráfica ou encadernadora no mundo inteiro
    6. Álbum com dorso grosso, deixando a apresentação do produto mais fina e luxuosa
    7. Muitas possibilidade de acabamento, inclusive com madeira, acrílico, couro, etc.
    8. Álbuns finos e luxuosos no melhor estilo “fine art” com preço baixo
    9. Preço muito similar ao fotolivro
  • Contras:
    1. Álbum pesado
    2. A fabricação pode demorar 30 dias

Prós e contras Álbum fotolivro:

  • Prós:
    1. Álbum leve
    2. Facilidade principalmente para o público amador com a possibilidade de utilizar programa de edição proprietário
  • Contras:
    1. Uso de papel couche muito flexível que pode facilmente deixar marcas de dobras, além de muito sensível a exposição solar podendo desbotar em pouco tempo.
    2. Poucas possibilidades de acabamento na linha convencional
    3. Linha “fine arte” que algumas empresas oferecem, se equivalem a encadernação convencional, porém com preços proibitivos, podendo custar o dobro dos álbuns encadernados
    4. Geralmente o fotolivros são fininhos, devido ao papel ser de baixa gramatura
    5. Arquivos fechados do programa de edição proprietário, que não oferece saída em JPEG. O cliente jamais poderá utilizar os arquivos gerados, em outra empresa.

Em resumo

Tanto o fotolivro quanto o álbum encadernado são bons produtos, e tem lugar cativo no mercado. A dependência deve focar no público alvo, nível de exigência e expectativa do consumidor, e principalmente a aplicação que se dará ao produto.

Para o fotógrafo profissional é mais delicado e precisa ser estudado com muito cuidado. Ele precisa identificar o que o seu concorrente está oferecendo para o seu cliente, e o que ele tem de mostruários físicos no seu estúdio. Obviamente que se você tiver um fotolivro fininho  e pequeno, mesmo tendo um ótimo trabalho de fotografia, poderá perder o contrato para o seu concorrente que tem um belíssimo e vistoso álbum encadernado. Metade da venda é feita pela apresentação e embalagem. Quem menosprezar essa regra certamente deixará a concorrência feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *