Ambas as modalidades, tanto o fotolivro quanto o álbum encadernado são álbuns de fotos, sendo a diferença entre ambos bem grande.
São destinados a públicos distintos, pois as características são muito próprias.
As principais diferenças estão no papel, opções de acabamento e no modo de fabricação
- Papel
- Fotolivro: papel para gráfica estilo couche impresso frente e verso com gramatura que varia entre 60 a 350g. Concede flexibilide para as folhas estilo uma revista.
- Álbum encadernado: papel fotográfico de laboratório, que para impressão frente e verso utiliza-se duplo, com elemento entre as partes para colar e dar rigidez. Após montado fica com gramatura entre 600 a 800g
- Acabamento do papel
- Fotolivro: Verniz
- Álbum encadernado: Laminação
O fotolivro tem folhas normalmente mais finas e flexíveis, que exigem mais cuidado para manusear, pois podem ser facilmente dobradas deixando marcas no produto que dificilmente saem.
O álbum encadernado por ter folhas bem grossas e laminadas (película de proteção) deixa o álbum mais pesado com páginas rígidas e resistentes.
Capa
Para o photbook a capa normalmente é flexível ou rígida, confeccionada com cartão rígido e revestido, com tema fotográfico.
O álbum encadernado possui inúmeras possibilidades, pois como é feito de forma artesanal, normalmente as empresas do ramo oferecem capas rígidas em couro ecológico, capa fotográfica, acrílico, madeira, tecido entre outros.
Estojo
Fotolivros, tradicionalmente oferece-se luvas ou caixas, tendo empresas que oferecem à parte outras formas de acabamento.
Álbuns encadernados são comuns para a proteção do álbum oferecer luvas, caixas, estojos com fecho, maletas, e acabamentos mais luxuosos como a madeira e o acrílico.
Prós e contras Álbum encadernado:
- Prós:
- Uso de papel fotográfico de laboratório, que se bem acondicionado o fabricante garante a integridade das imagens por até 100 anos
- Papel duplo com “rech eio” que deixa a página dura e resistente
- Resolução de imagem superior
- Laminação UV, que vai conceder durabilidade superior a 100 anos, observados os critérios de manipulação e armazenamento.
- Utiliza arquivos com extensão JPEG, que é formato universal, possibilitando diagramar na maioria dos programas de edição de imagens, profissionais ou amadores, possibilitando fazer os álbuns em qualquer gráfica ou encadernadora no mundo inteiro
- Álbum com dorso grosso, deixando a apresentação do produto mais fina e luxuosa
- Muitas possibilidade de acabamento, inclusive com madeira, acrílico, couro, etc.
- Álbuns finos e luxuosos no melhor estilo “fine art” com preço baixo
- Preço muito similar ao fotolivro
- Contras:
- Álbum pesado
- A fabricação pode demorar 30 dias
Prós e contras Álbum fotolivro:
- Prós:
- Álbum leve
- Facilidade principalmente para o público amador com a possibilidade de utilizar programa de edição proprietário
- Contras:
- Uso de papel couche muito flexível que pode facilmente deixar marcas de dobras, além de muito sensível a exposição solar podendo desbotar em pouco tempo.
- Poucas possibilidades de acabamento na linha convencional
- Linha “fine arte” que algumas empresas oferecem, se equivalem a encadernação convencional, porém com preços proibitivos, podendo custar o dobro dos álbuns encadernados
- Geralmente o fotolivros são fininhos, devido ao papel ser de baixa gramatura
- Arquivos fechados do programa de edição proprietário, que não oferece saída em JPEG. O cliente jamais poderá utilizar os arquivos gerados, em outra empresa.
Em resumo
Tanto o fotolivro quanto o álbum encadernado são bons produtos, e tem lugar cativo no mercado. A dependência deve focar no público alvo, nível de exigência e expectativa do consumidor, e principalmente a aplicação que se dará ao produto.
Para o fotógrafo profissional é mais delicado e precisa ser estudado com muito cuidado. Ele precisa identificar o que o seu concorrente está oferecendo para o seu cliente, e o que ele tem de mostruários físicos no seu estúdio. Obviamente que se você tiver um fotolivro fininho e pequeno, mesmo tendo um ótimo trabalho de fotografia, poderá perder o contrato para o seu concorrente que tem um belíssimo e vistoso álbum encadernado. Metade da venda é feita pela apresentação e embalagem. Quem menosprezar essa regra certamente deixará a concorrência feliz.